O grau de imparcialidade das notícias veiculadas pela mídia pode ser comparado ao nível de neutralidade ideológica presente na construção cartográfica da Terra em um planisfério.Como assim ? Uma notícia não tem como ser transmitida com total neutralidade assim como um planisfério por mais imparcial que pareça é sempre carregado de ideologia.
Uma notícia sempre será dada a partir do prisma que melhor convém ao veiculador.Sendo assim, uma mesma reportagem que tem uma imagem "trágica" em um noticiário pode ser lida como "normal" em outro tele-jornal.
A mídia é produto humano e como produto reflete as ações de seu criador.Como os "reprodutores" da mídia são pessoas completamente diferentes é de se esperar que uma notícia não seja apresentada sempre da mesma forma.
Como a imparcialidade é impossível o que deveria se buscar é a "neutralidade".De que modo ? Tentando transmitir a notícia da forma mais real possível, com pouca ou nenhuma emissão de opinião.No entanto, a maior parte da mídia brasileira é associada a grandes capitais e políticos, o que dificulta muito essa neutralidade.
Dessa forma, é utópico pensar em uma mídia completamente imparcial.Sonhemos com uma mídia mais próxima do verdadeiro para que a opinião do público possa ser formada sem muita interferência daquele que veicula a notícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário