segunda-feira, 2 de maio de 2011

A importância das redes sociais

Reportagem sobre a crescente utilização das redes sociais na vida empresarial, e que nos da base para o comentário. Recomendamos conferir antes da leitura.


Essa reportagem da Record mostra a importância das redes sociais, atualmente, no mundo empresarial. Nos últimos anos a internet se tornou mas acessível para um maior numero de pessoas e juntamente com isso aumenta o numero de sites de relacionamentos. Assim o fluxo de informações na rede torna-se maior, e principalmente mais rápido. Qualquer informação na internet agora é lida, analisada, discutida num tempo muito curto, posicionando e influenciando seus leitores. Um grande exemplo disso foi a revolta ocorrida no mundo árabe, no começo desse ano de 2011, que teve como grande centro difusor as mídias sociais, sem entrar em méritos disso ser bom ou ruim. 
As empresas passam então a enxergar a importância e dimensão das redes sócias, que por terem mensagens escritas por pessoas comuns, e não por profissionais da área ou jornalistas, tem uma difusão maior, graças também a sua velocidade de propagação. Assim aquele pequeno espaço, de alguns poucos caracteres, pode influenciar, decisivamente, a imagem e a reputação da empresa.
Atenta para o fato, as empresas passam então a usar as redes sociais a seu favor, como um diferencial competitivo. Assim noticias e promoções, por exemplo, são divulgadas mais rapidamente, e pra um maior número de pessoas, pode-se pesquisar o perfil do publico que a empresa pretende atingir, além de se conquistar novos clientes. Tudo isso serve como uma forma de divulgar a marca da empresa. Outra arma usada pelas organizações foi monitorar o que se fala a seu respeito, atenta principalmente para as críticas, pois uma falsa informação falando mal da empresa, pode-se espalhar rapidamente pela internet e causar grandes estragos tanto na imagem como no financeiro. Esse monitoramento serve também como um feedback do mercado para com os serviços que as organizações estão prestando, sendo utilizado para avaliar e orientar as estratégias da empresa, o que precisa ser mudado e o que esta agradando, sugestões e muitas outras coisas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário