sexta-feira, 3 de junho de 2011

A importância das redes sociais nas relaçoes de contrataçao

Mas uma vez leitores, viemos aqui para alertar sobre o assunto muito importante na área empresarial. As redes sociais!
Segundo uma pesquisa internacional de mercado de trabalho, realizada pela empresa Robert Half com 2.525 executivos das áreas de finanças e de recursos humanos de 10 países, as redes sociais influenciam e muito no processo seletivo das empresas.
Segundo a pesquisa, para 44% dos brasileiros entrevistados,  os dados negativos encontrados nas redes sociais como Twitter e Facebook já seriam suficientes para desclassificar alguns candidatos. Porém, isso não quer dizer que você tenha que ficar com medo de tudo presente no seu perfil, pois o que causa mais desclassificação são conteúdos discriminatórios de qualquer tipo e temas relacionados a sexo.
Outro ponto abordado na pesquisa é que as empresas hoje em dia estão conferindo as redes sociais dos candidatos a vagas de emprego, como forma de comprovar que tudo que esta no currículo é verdadeiro, pois sabem que muitas vezes os candidatos mentem na elaboração do mesmo ou na hora da entrevista, seja com relação a falar ou não uma língua estrangeira ou porque deixou seu ultimo/atual emprego. Enfim, querem conferir se a pessoa é realmente o que ela diz ser.
Apesar de todas essas inovações na forma de avaliar as pessoas, vale ressaltar, caso alguém tenha esquecido, que a qualificação do candidato ainda é o principal fator que vai te diferenciar dos concorrentes e fazer que você seja reconhecido no mercado. As empresas hoje sabem disso, e querem usar cada dia mais critérios de avaliação para poder contratar a pessoa certa para vaga, pois sabem que os custos de uma contratação equivocada é muito alto.
E para finalizar queremos deixar uma pergunta. O que você acha das empresas agora estarem envolvendo sua vida pessoal para te avaliar num processo seletivo de sua vida de trabalho? Comentários serão muito bem vindos.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI236070-17180,00-REDES+SOCIAIS+INFLUENCIAM+DAS+EMPRESAS+BRASILEIRAS+A+DESCLASSIFICAR+CANDIDA.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário