terça-feira, 14 de junho de 2011

O crescimento da internet no Brasil e o novo cenário da mídia virtual

A internet cresceu muito no Brasil nos últimos anos e uma importante mídia virtual foi surgindo e ganhando bastante espaço. O número de pessoas no Brasil com acesso a internet passou de 9,8 milhões em 2000 para 21 milhões em setembro de 2006, um crescimento de 114%. Tais números continuam crescendo e evidenciam que atualmente a internet ocupa bastante espaço na vida dos brasileiros.

Percebendo esse crescimento no acesso a internet, rede televisivas brasileiras começaram a criar sites paralelos de informações e notícias 24 horas, como é o exemplo do g1.com que é uma extensão virtual da emissora Globo.

Criar esses sites paralelos de informação foi uma jogada muito importante das grandes emissoras que perceberam em seus consumidores uma necessidade cada vez maior de informação e notícias. Hoje, em qualquer lugar do mundo, você acessa notícias em tempo real sobre o Brasil, o que era uma coisa inimaginável há um século atrás.

Mas não surgiram apenas sites informativos filiados as grandes corporações. Também surgiram diversos outras formas de veicular informações pela internet como blogs, redes sociais, sites próprios, entre outros. Todo esse conjunto veiculador de notícias criou uma mídia virtual que é muito mais ampla que a mídia televisiva ou jornalística pela facilidade de enviar informações, ou seja, você não precisa ser dono de um jornal ou trabalhar para uma grande rede de telecomunicações para assumir um papel ativo de "informador".

Dessa forma, a mídia virtual continua ganhando muito espaço e hoje a quantidade de notícias veiculadas pela internet é muito maior que as enviadas pelos jornais e televisão. E o mundo globalizado segue com a internet se expandindo cada vez mais e novas mídias virtuais surgindo a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário