Para quem nunca ouviu falar pode parecer estranho. Mas marketing viral, segundo Matt Smith, diretor estratégico da agência britânica de marketing digital The Viral Factory define uma campanha viral como: “A arte de criar uma peça viral é saber a diferença entre uma boa idéia e uma boa idéia que se espalha como um vírus.”
Durante a entrevista Matt Smith fala um pouco e tira algumas duvidas sobre o marketing viral.
Esta categoria de marketing utiliza as redes sociais, que já falamos bastante em outras postagens, para produzir crescimentos vertiginosos no conhecimento da marca, se espalhando pela rede e pelo conhecimento das pessoas como se fosse uma epidemia. Daí então vem o nome.
Na entrevista fica claro que o marketing viral deve ser usado de uma forma estratégica, e quando for necessária. É muito útil como uma forma de lançar um produto, uma marca, suporte para campanhas em massa e como ocorre na rede, consegue chamar a atenção das pessoas e gerar discussão na internet. Dessa maneira, se for realizado de uma forma eficiente, poderá trazer grandes resultados, já que usa o próprio publico com canal de distribuição e divulgação.
Uma pergunta que possivelmente deve ter surgido em você foi que esse tipo de marketing só seria possível para grandes empresas. Segundo ele não. Pequenas e medias empresas podem usar desse tipo de marketing, porem atentando a sua realidade e a estratégia de sua empresa, podendo assim otimizar as chances de sucesso.
O próprio Matt Smith diz que todas as mídias sócias são ótimas para esse tipo de marketing, e se formos parar para avaliar temos inúmeras possibilidades, o que mais conta e agregar valor não seria qual mídia social, mas sim ter uma idéia criativa que seja bem produzida, podendo agregar valor ao publico e dando uma boa razão para ter sido feita e valer a pena que o publico divulgue e discuta isso na rede.
Porém o marketing viral não é sinônimo de marketing barato e fácil por simplesmente estar usando redes sociais, ele às vezes pode não dar certo, não é simplesmente criar uma campanha e jogar na rede. Lembre-se que qualquer coisa que vinculada à marca de sua empresa se refere a sua imagem no mercado. Se uma campanha for mal feita, os resultados disso serão péssimos. Então cuidado ao adotar esse tipo de marketing, atenção a linguagem utilizada e se ela se adequa corretamente ao publico que você quer atingir e alem de saber atrelar isso a estratégia de sua empresa.
como já foi dito comentários e duvidas serão muito bem vindos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário