sexta-feira, 10 de junho de 2011

Marketing Viral

   Para quem nunca ouviu falar pode parecer estranho. Mas marketing viral, segundo Matt Smith, diretor estratégico da agência britânica de marketing digital The Viral Factory define uma campanha viral como: “A arte de criar uma peça viral é saber a diferença entre uma boa idéia e uma boa idéia que se espalha como um vírus.”
   Durante a entrevista Matt Smith fala um pouco e tira algumas duvidas sobre o marketing viral.
   Esta categoria de marketing utiliza as redes sociais, que já falamos bastante em outras postagens, para produzir crescimentos vertiginosos no conhecimento da marca, se espalhando pela rede e pelo conhecimento das pessoas como se fosse uma epidemia. Daí então vem o nome.
   Na entrevista fica claro que o marketing viral deve ser usado de uma forma estratégica, e quando for necessária. É muito útil  como uma forma de lançar um produto, uma marca, suporte para campanhas em massa e como ocorre na rede, consegue chamar a atenção das pessoas e gerar discussão na internet. Dessa maneira, se for realizado de uma forma eficiente, poderá trazer grandes resultados, já que usa o próprio publico com canal de distribuição e divulgação.
   Uma pergunta que possivelmente deve ter surgido em você foi que esse tipo de marketing só seria possível para grandes empresas. Segundo ele não. Pequenas e medias empresas podem usar desse tipo de marketing, porem atentando a sua realidade e a estratégia de sua empresa, podendo assim otimizar as chances de sucesso.
O próprio Matt Smith diz que todas as mídias sócias são ótimas para esse tipo de marketing, e se formos parar para avaliar temos inúmeras possibilidades, o que mais conta e agregar valor não seria qual mídia social, mas sim ter uma idéia criativa que seja bem produzida, podendo agregar valor ao publico e dando uma boa razão para ter sido feita e valer a pena que o publico divulgue e discuta isso na rede.
   Porém o marketing viral não é sinônimo de marketing barato e fácil por simplesmente estar usando redes sociais, ele às vezes pode não dar certo, não é simplesmente criar uma campanha e jogar na rede. Lembre-se que qualquer coisa que vinculada à marca de sua empresa se refere a sua imagem no mercado. Se uma campanha for mal feita, os resultados disso serão péssimos. Então cuidado ao adotar esse tipo de marketing, atenção a linguagem utilizada e se ela se adequa corretamente ao publico que você quer atingir e alem de saber atrelar isso a estratégia de sua empresa.
   como  foi dito comentários e duvidas serão muito bem vindos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário